terça-feira, 28 de outubro de 2014

Luquices


Acordei sentindo Luca bem pertinho de mim, virei e quando olhei pro lado, lá estava ele, de olhos abertos e pernas idem, assistindo Mais Você (dormimos com a TV ligada). Dei bom dia, e imediatamente ele subiu em mim e me deu um beijinho molhado na boca. Meu coração derrete e agradece a Deus por esse serzinho abençoado que colocara em minha vida.

Luca completou 1 ano e meio, e tudo o que ele faz, mesmo sabendo da tamanha inteligência e esperteza, ainda nos surpreende. Ficamos extasiados, com sorrisos bobos no rosto, daqueles que não se vão de repente, e os olhos marejados ao compartilhar mais umas descoberta, uma conquista, uma sapequice que seja.

O vocabulário não cresceu muito, mas as ações continuam falando por si sós:

  • ·         Ele vê um pen drive, corre direto pro computador e encaixa na entrada USB;
  • ·         Passamos em frente a casa da minha avó( bisa dele), e ele grita “bobó” apontando para a casa. A casa fica em outro bairro, e vamos lá de semana em semana, e olhe lá. Passa pela casa da moça que tem gatos e fala “Didi!”(o nome do nossa ex gato), se passa na casa de vizinhos onde tem bebê, ele lembra e diz: “neném”!
  • ·         Quando acorda e o pai já levantou, ele aponta para a porta do banheiro do quarto e diz “papáa”. Quando é o caso, e o pai já saiu, digo a ele que papai não está lá e ele abre as mãos como se perguntasse onde e faz “oooooh, papáaa”.
  • ·         Encaixa as doze formas geométricas de um reloginho que ele tem, cada uma no seu lugarzinho, e como são próximas as vezes suas mãos gordas atrapalham, e ele tira o da lateral, coloca o novo e recoloca o que tinha tirado, dando na mesma. Mas ele acredita que só assim consegue! hahaha
  • ·         Só aceita comer sozinho,  na mesinha e cadeirinha dele, que fica próxima a mesa de janta. Dia desses ele tinha mamado bem próximo ao almoço, e daí, deixei pra dar o almoço mais tarde. Enquanto isso, pus a mesa, e quando sentamos para almoçar, lá vem ele, arrastando a mesa e a cadeirinha para colocar perto da nossa. Deixei pra ver, ele pediu ajuda pra sentar, eu o sentei, puxou a mesa para si, apontou pra nossa mesa e disse: bá(dá)!
  • ·         Se tem algo que ele goste tanto quanto leite materno é o iogurte que ele toma, que é o Neston. Dia desses estávamos no supermercado e quando chegamos próximo a prateleira de iogurtes, ele solta minha mão, sai correndo dizendo “mamã, mamã!” enquanto apontava os iogurtes. Perguntei o que era e ele me solta: “huummmm,nham,nham,nham”! Morremos de rir!
  • ·         Outro dia ele mesmo quis o iogurte, foi na gaveta, pegou a colherzinha, e ficou lá na porta da geladeira me gritando. Quando chego e pergunto o que foi ela solta a velha pérola: “mamã, nham, nham, nham”, e me mostra a colher.
  • ·         Luca na porta do banheiro chamando a avó: “bobó, bobóooo”, no que ela responde “huuum”, e ele: “dôoos”, na maior cara de pau!
  • ·         Aprendeu a contar até três, já falei? Pois bem, ensinamos e ele aprendeu a contar os próprios dedinhos, mas não se deu por contente, e é só chegar no mercado, ou farmácia( sua preferida) que ele conta tudo o que tem na prateleira, mesmo que enganche no dô, tês, tês, tês, dô.
  • ·         Aprendeu a assistir vídeos no youtube, e quando quer assistir por livre e espontânea vontade, vai até a cadeira do computador sobe e fica de lá chamando quem tiver disponível e cantando “tu ti tu, uai uai uai uai” que na verdade é “Tu, ti, tu, whats the new surprise?”
  • ·         Aponta as roupas no varal e diz exatamente de quem é cada. Titi, papá, mamã, bobó, e claro, neném.
  • ·         Dia desses, íamos na rua e falei com ele :”filho, pega o boné pra gente sair, vai”. Ele foi até a estante, olhou, olhou, e saiu do quarto. Lembrei que estava no varal, e fui atrás pra ver se ele lembrava que tinha visto,e se iria até lá. Dou de cara com ele no portão que dá pro quintal, apontando e falando “mamã, mamã”. Fiquei boba! Aí quando a gente estava pra sair, minha sogra estava no celular com meu marido boy magia, e ele impaciente me puxando para a rua, me falei: “péra, filho, deixa vovó terminar com o celular que a gente vai”, e ele começou o abuso, “an, an, bá, bobó, an” . Ela deu a mão a ele falando que ela só iria até ali, e ele puxou a mão rispidamente como quem falasse que não é a sua mão que eu quero e apontou pro celular como quem falasse  adianta aí com o celular da minha mãe que eu quero sair. Óbvio que eu fiquei chocada com a rapidez do entendimento da cria. AND orgulhosa, of course.
  • ·         Não fique descalça perto dele, ele vai procurar, achar e trazer seu chinelo até você. As vezes ELE PODE, você não.
  • ·         Todos os gols vermelhos do país são do papá dele. Passa um e ele grita “papáaaa!”
  • ·         Assim como todos os fiestas prata são do tio. Ah! Ele não pode ouvir um alarme de carro que grita “titiii!”
  • ·         Paramos na porta da casa da minha mãe. Advinha quem ela chama primeiro? Bobó? Errou. Titi? Errou de novo. Põe a mão na boca e assopra, achando ele que está assoviando pra Apollo, o cachorro (assim como eu faço).
  • Como você percebeu pela foto, faz selfies ;) e pose só de ver um flash!
·         Acordamos por vezes com um menino quieto a assistir televisão, outras somos feitas de cavalos, montadas por um mini peão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...