sábado, 27 de abril de 2013

A tal espremedeira-Cólica no bebê

Luca desde que nasceu é um menino muito tranquilo,digo desde que nasceu porque na barriga era só festa!Mas graças aos bons genes tranquilescos de mainha aqui,meu filhote não dá trabalho.
A rotina dele era basicamente essa até chegar aos 15 dias:Mamava sempre por volta das 23:00 dormia até 07/08:00 da manhã,acordava,mamava,descansava,mamava de novo,tomava banho umas 11:30,mamava de novo e dormia de 12 e pouca até as 17/18:00.daí seguia mamando e descansando até repitir tudo de novo.

Não fui eu obvio que impus essa rotina,era o relógio biológico dele que assim fez.Melhor dizendo,fazia.Desde o 15º dia que tenho notado ele inquieto,se espremendo,ficando vermelho,murmurando(ele[quase] não chora pra nada),e fazendo força.No começo era coisa de alguns segundos,e logo passava quando a gente acalentava,deixava quentinho no balanço do colo.Fosse de madrugada ou de dia.Essa bendita,mudou a rotina dele(claro,achou que ia ser mar de rosas pra sempre mãe?),Fica chatinho,não dorme tão bem...Ontem(no 16º dia),ele deu uma crisezinha a tardinha,fez uma cara de dor tão grande,ficou tão vermelho e se espremeu tanto,que eu,a mãe que não chorou nem no teste do pezinho,quase desabou!Que sensação horrível é ver a carinha se contraindo vermelha,com a expressão de dor acompanhando!mas logo que peguei ele no colo,procurei me acalmar,o pai também(aquele doce ♥),e fui fazer um carinho nele,conversar,dengar um pouquinho,até que ele voltou a dormir.Nesse tempo corri pra internet,pra ver tudo e mais um pouco sobre cólica nos recém nascidos,e descobri várias coisas,vem ver:
"As cólicas são comuns em bebês desde o nascimento, principalmente depois dos 15 dias(na mosca!), seguindo até os três meses de vida, normalmente ocorrem no mesmo horário. Raramente acontece em bebês com mais de seis meses de idade.
É uma sensação nova para o bebê e dói muito. O choro de cólica é estridente.(Luca não chora) Observe as seguintes características: o bebê fica inquieto, com rosto vermelho, fazendo caretas, se contorce e encolhe as perninhas até a barriguinha.
A cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo do bebê. Essa imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle e isso pode resultar em gases e levar à cólica."
ou... 

"Uma das hipóteses para que ela ocorra é que durante a amamentação o bebê pode engolir ar, que ao passar pelo intestino ainda imaturo do bebê,
pode provocar sua distensão ou contração e, conseqüentemente a dor da cólica... "

Até aí tudo bem,a gente pára e pensa:é normal,acontece com quase todo mundo,e é próprio do sistema digestivo do bebê,tá novinho,é por isso.
Mas aí depois a gente descobre que:

" O leite e os derivados (leite, queijos, iogurtes e até a manteiga) podem causar reações alérgicas no bebê, que podem aparecer desde minutos, até horas após a mamada, com sintomas de diarréia, irritações de pele, desconforto e gases. O chocolate pode causar irritabilidade e aumentar os movimentos intestinais do bebê. As carnes vermelhas por serem digeridas mais lentamente podem ocasionar gases. E as leguminosas (feijões, grãos, favas e lentilhas), apesar de serem bastante nutritivas, podem ocasionar formação de gases.
Portanto, pode ser interessante evitar esses tipos de alimentos. Ressaltando que a alimentação da mãe deve conter todos os grupos de alimentos (arroz e grãos em geral, leguminosas, carnes, frutas e verduras) para que o bebê seja nutrido adequadamente."
Daí você se sente culpada,achando,ou melhor,tendo certeza que é você,se sua má alimentação que está dando cólica no seu filho,e se pergunta:o que eu vou comeer braseeel?
São alimentos super importantes para a nutrição da mãe,e ao mesmo tempo são irritantes ao intestino do filho?

Como faz? 
Principalmente se for uma pessoa como eu,que desde que me entendo por gente A ÚNICA COISA QUE EU COMO(no café da manhã e a noite)É LEITE! E COM NESCAU.(cerca de 350 ml cada vez).

Aí você pesquisa mais um pouquinho e quase sai dançando a dancinha da alegria quando descobre(de novo)que:

"Há pouca relação comprovada entre a cólica e a alimentação da mãe", afirma o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "O único alimento que sabidamente aumenta as cólicas do bebê se ingerido pela mãe é o leite de vaca, mas só se ela tiver alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose."
Se é só o que como desde os dois anos de idade(me patrocina Nescau?!)como é que eu tenho alergia?Se não faz mal pra mim,faz ao filhote?

O fato é que mesmo depois de todas essas descobertas ainda não sei se o leite faz ou não faz mal,se eu deixo ou não de tomar(afinal o que eu vou comer mesmo?),nada me sustenta além de leite.
Então o jeito é apelar pra outras alternativas,as meninas do grupo Primíparas no face me ajudaram muuito!

Vamos lá:



- 1o Fiquem calmos! - o bebê percebe o nervosismo dos pais... Se ele perceber que vocês estão assustados com o choro dele, vai se desesperar ainda mais! Fiquem calmos, saibam que é algo passageiro e que o sofrimento é  maior em relação ao desconhecido!
     - 2o - Façam uma massagem na barriguinha do bebê (no sentido horário), com suavidade, conversando com o bebê, num tom calmo, de que aquele desconforto já vai passar!... normalmente, para se ter uma idéia, demora  mais ou menos, de 15 a 30 minutos para ela passar de vez...
     - 3o - Pode ser feito também um "exercício" que pode ajudar a aliviar o sintoma: dobrando as perninhas do bebê (juntas), em cima da própria barriguinha dele e esticando-as logo em seguida, de maneira delicada, fazendo essa  seqüência algumas vezes, de forma rítmica. Dessa forma, ajuda-se a liberar os gases do intestino!    Suuuper funciona,das duas vezes que fiz hoje ele acabou fazendo soltando pum e fazendo um cocôzão na hoora!
     - 4o - Sempre após as mamadas é importante o bebê "arrotar" - coloque ele junto ao ombro, na posição vertical, batendo com a mão levemente nas costas do bebê, ou sacudindo (levemente e pouco) ele para cima e para baixo, para eliminar os gases do estômago.
     - 5o - Saibam que o choro do bebê é a maneira dele se comunicar com vocês e com o mundo! Ele pode chorar por fome, sono, frio, calor, incômodos (como barulho, fralda molhada ou apertada, ...), desejo de carinho, ..., então, prestem atenção e comecem a perceber os diferentes choros de seu bebê! Nem sempre, ou melhor, poucas vezes, o choro será de dor !!! 
     - 6º -Colocar um paninho/fraldinha aquecida a ferro de passar também ajuda,manter a barriga aquecida é uma forma de fazer o intestino trabalhar mais fácil,consequentemente ajudando sem que o bebê faça força ou sinta dor.Uma bolsa de água morna também tem o mesmo efeito.
       - Por último, é interessante saber que, a cólica pode ocorrer em quem está em aleitamento materno exclusivo, mas tende a ocorrer mais nos bebês que estão sendo amamentados com outros leites, que fermentam mais.


9 comentários:

  1. Vim aqui convida vc e todas suas leitoras participar do BC DIA DAS MÃES & SORTEIO DEPOIS IREI SORTEÁ UM LINDO PRESENTE PARA MAMÃES.
    *-*

    DA UMA PASSADINHA LÁ E VE E PARTICIPA
    SEGUE O LINK
    http://diariodoenzogabriel.blogspot.com.br/2013/05/bc-dos-dias-das-maes-um-lindo-sorteio.html

    ResponderExcluir
  2. Ola vim conhecer seu blog e adorei,já estou te seguindo.. Estou passando por isso tmb,meu filho está com 23 dias e depois dos 15 diariamente tem sentido cólicas. Depois faça uma visita no meu cantinha www.aesperadomeubernardo.blogspot.com.br
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá! não podia deixar de agradecer por ter me ajudado,estava muito preocupada com o meu bebê, ele tem 24 dias de vida e desde de uma semana de vida se espreme muito,cheguei leva-lo ao medico,mas minha preocupação ainda existia pois tenho uma filha de 6 anos e ela não teve nada disso,depois de ler seu blog estou em páz. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Olá! não podia deixar de agradecer por ter me ajudado,estava muito preocupada com o meu bebê, ele tem 24 dias de vida e desde de uma semana de vida se espreme muito,cheguei leva-lo ao medico,mas minha preocupação ainda existia pois tenho uma filha de 6 anos e ela não teve nada disso,depois de ler seu blog estou em páz. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Olá! não podia deixar de agradecer por ter me ajudado,estava muito preocupada com o meu bebê, ele tem 24 dias de vida e desde de uma semana de vida se espreme muito,cheguei leva-lo ao medico,mas minha preocupação ainda existia pois tenho uma filha de 6 anos e ela não teve nada disso,depois de ler seu blog estou em páz. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Olá! não podia deixar de agradecer por ter me ajudado,estava muito preocupada com o meu bebê, ele tem 24 dias de vida e desde de uma semana de vida se espreme muito,cheguei leva-lo ao medico,mas minha preocupação ainda existia pois tenho uma filha de 6 anos e ela não teve nada disso,depois de ler seu blog estou em páz. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Olá! não podia deixar de agradecer por ter me ajudado,estava muito preocupada com o meu bebê, ele tem 24 dias de vida e desde de uma semana de vida se espreme muito,cheguei leva-lo ao medico,mas minha preocupação ainda existia pois tenho uma filha de 6 anos e ela não teve nada disso,depois de ler seu blog estou em páz. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Olá! não podia deixar de agradecer por ter me ajudado,estava muito preocupada com o meu bebê, ele tem 24 dias de vida e desde de uma semana de vida se espreme muito,cheguei leva-lo ao medico,mas minha preocupação ainda existia pois tenho uma filha de 6 anos e ela não teve nada disso,depois de ler seu blog estou em páz. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Olá! não podia deixar de agradecer por ter me ajudado,estava muito preocupada com o meu bebê, ele tem 24 dias de vida e desde de uma semana de vida se espreme muito,cheguei leva-lo ao medico,mas minha preocupação ainda existia pois tenho uma filha de 6 anos e ela não teve nada disso,depois de ler seu blog estou em páz. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...