Tirando todos aqueles sintomas que embora muitos pediatras afirmem que é coisa da nossa cabeça, e que não tem nada a ver com o nascimento dos dentes, Luca ainda tinha um plus! fez vômito. E eu óbvio que não fui na onda de que ah! é normal. Desde que eu saiba vômito não tem nada a ver com o aparecimento dos dentes. Tem?
No fim das contas foi dente coisa nenhuma, foi infecção. Isso mesmo, meu piôi, de 10 meses, tão quinininho com infecção.
Enfim, levamos Luca ao pediatra na quarta, só por desencargo de consciência mesmo. Ele examinou Luca inteirinho,do cabelo ao dedão do pé. Nada. Nada. Nada aparente. Mas como ele estava fazendo vômito, o negócio era observar se outros sintomas surgiam e claro, cuidar pra ele não desidratar. Medicamos com um remédio pra não fazer vômito e paracetamol caso viesse a ter febre(mais de 38).Se bem que ter febre é bom! Mostra que o corpo está reagindo e trabalhando para expulsar os intrusos, que podem ser vírus ou bactérias.(leia mais sobre isso aqui)
Voltamos pra casa,e Luca continuou fazendo vômito.Assim, não o tempo todo, mas estando medicado, nos preocupou. Observamos mais um dia e na madrugada de quinta pra sexta ele acordou as 4 da manhã pra mamar. Nisso aproveitei pra medir a temperatura, estava com 38.5. Daí fui dar o remédio e cataploft! fez um lindo vômito em mim.
O pai o pegou e foi caminhar pela casa,e depois de uns 15 minutos ele fez vômito novamente.Decidimos levá-lo ao médico.Chegamos cedinho em Itabuna, e fomos atendidos lá por volta das 7am. Uma pediatra bem senhora, um amor de pessoa. Examinou Luca inteiro, mais uma vez nada. Suspeitou de infecção urinária e solicitou um sumário de urina + hemograma completo.Colocamos um coletor de urina lá mesmo. Saímos e fomos direto fazer os exames para levarmos de volta até as 13:00 que ela ainda estaria lá.
Passamos a manhã inteira no laboratório revezando com a cria no colo. Exame de sangue feito e nada de
Luca fazer xixi. Certeza de que era aquele plástico grudado que o inibia. Tirei. Exame saiu fomos de volta à pediatra.
"Olha ele está com uma infecção mesmo, vamos aguardar o de urina,assim que sair traga que outro colega de plantão dá uma olhada. Também está com uma anemiazinha,mas vamos ver primeiro essa infecção."Voltamos pra casa, afinal já passava do meio dia e nada de Luca fazer xixi.Tinha compromissos a tarde e caso ele fizesse xixi levaria a amostra pro laboratório daqui mesmo.Afinal outra médica de lá( do hosp. infantil que levamos ele) atende no posto de saúde daqui aos sábados, então levaríamos pra que ela olhasse. Eis que chegando em casa,dei mama, dormimos um pouco, almocei e quando Luca acordou fui colocar um coletor novo, quem fez xixi na hora que eu abri a fralda, quem, quem?
Pois é. Coloquei o coletor e seguimos tarde adentro. Lá pelas 16:00 fui verificar o coletor e oba! 50 ml de xixi pronto para a análise. Ligamos para a doutora do Polilab (fofa demais, atendimento excelente,preço ok, super indico!) e ela disse que se chegassemos até as 17:15 ela nos entregaria o resultado do exame em meia hora. Descemos para Itabuna novamente. Deixamos o xixi lá e fomos tomar um sorvete,voltamos e o resultado prontinho. Hospital infantil, fomos atendidos por um doutor famoso por aqui, mas que eu achei bem fechado sabe? Voz grossa, sem olho no olho, daqueles que intimidam o paciente até de falar. Mas enfim, expliquei tintin por tintin do ocorrido e ele olhou os exames.
"Ele tá com uma infecção,e bastante anemia. Continue com o medicamento pro vômito,o de febre se necessário, e vamos fazer o tratamento com antibiótico por 3 dias. Suplemento férrico por dois meses, e depois repetir os exames."Saí de lá aliviada e ao mesmo tempo preocupada. Aliviada por que de fato minha suspeita estava confirmada e Luca ia ser tratado e ia melhorar. E preocupada por conta da anemia, afinal a mesma pode até piorar o quadro de qualquer infecção. Preocupada pois se Luca está anêmico eu também estou, afinal ele praticamente ainda só mama, come pouco, que nem passarinho.Conversei com Dr. Moisés Chencinski pelo facebook e ele me disse várias coisas interessantes.
A primeira delas é que um quadro infeccioso não necessariamente é por culpa de bactérias. Se não se tinha certeza de que tipo de infecção era não seria necessário o uso de antibióticos, afinal, se fosse vírus?
A segunda é que o quadro de anemia pode ter-se dado justamente pela infecção. Glóbulos brancos a todo vapor para destruir os intrusos, alta no exame de sangue. Depois pode normalizar. Mas, é viável continuar o tratamento com medicação.
E a terceira é que devo insistir mais na alimentação rica em ferro, como forma de manutenção,que são as carnes vermelhas, fígados estão "proibidos", e que gema, couve, e beterraba são meio que mitos, possuem pouquíssima quantidade de ferro e baixa biodisponibilidade.
Todos os dias minhas tias vinham vê-lo, ou ligavam, todos preocupados, e admirados de vê-lo tão quietinho.Ele só queria dengo, deitar no ombro o dia inteiro e pronto.A noite queria dormir em cima de mim, quando eu cansava, mudava de posição e o colocava na cama demorava quase nada e sentia uma coisinha deitando a cabeça no meu ombro, choramingando, pedindo colo, proteção, mais dengo. Com o pai a mesma coisa, durante o dia ficava o tempo inteiro com ele no colo, dengando. Falando pra mim que tava com saudade de reclamar com ele, de tirar ele 76446321655 do mesmo lugar, de falar pra não por na boca tudo o que ele pegasse. Eu também tô amor. Quer dizer, tava.
E na segunda Luca melhorou! Voltou a engatinhar, a querer chão, a subir em tudo,a comer sua comida de passarinho. Voltou a nos fazer sorrir ao invés de só tentarmos fazê-lo sorrir, muitas vezes sem sucesso. Voltou a seu o meu bebê 220v que não pára.
Ai como eu amo! ♥
