1ª consulta pré natal,confirmado o que eu já sabia.
peito sem bico,bico pra dentro.
tecnicamente falando,mamilo esquerdo plano/raso,e o direito invertido.
fui orientada pela enfermeira a fazer exercícios nos seios,mas só a partir do quinto mês,pois segundo ela,o estímulo nos seios,estimula automaticamente o útero,provocando leves contrações,o que poderia em casos mais raros,provocar até mesmo um aborto espontâneo.até o marido/parceiro tem que apreciar com moderação ok? haha
o exercício consistia em puxar com os dedos,as laterais da auréola,para fora,como se fosse o movimento de espremer(uma espinha por exemplo),só que ao contrário.o bico poderia também ser feito de botão de rádio,girado para um lado e para o outro. ♫ mamãe eu quero mamaaar ♪ e para completar e fortalecer as mamas,usar bucha vegetal levemente no seio todo,para fortalecer o músculo e consequentemente a pele fininha dos mamilos(confesso que esse eu não fiz).o bico até saia mas dali até eu terminar de vestir a roupa já tinha voltado ao lugar comum.
mainha já havia me dito "Lulli,se prepara viu filha,vai doer,rachar,e pode até sangrar,mas logo passa,é só nos primeiros dias.tomar um sol é bom,principalmente se empedrar.eu choraaava com vocês mamando,eram lágrimas descendo e vocês no peito."minha tia também,"eu não tinha bico nenhum,mas aos poucos ela mesmo fez,é só ter paciência",a outra tia reforçava "amamentar é ter paciência,o bebê pode se agoniar,chorar,mas é só pegar o jeito que pronto,é uma maravilha,e tem que mamar,pelo menos até os seis meses,nada de chá,água.."
eu ouvia isso,e de verdade não me preocupava,era como se mesmo que
acontecesse e viesse a doer tanto,sangrar e tudo mais,eu fosse dar
conta,como se já estivesse preparada pra isso.
como podem ver estive cercada de gente que acredita na amamentação,no poder que a mãe tem de nutrir sua cria.as pessoas que me falaram o contrário,eu não dei ouvidos,e só serviu pra eu querer ainda mais,pra provar que sim,eu posso.
Luca nasceu as 16:10h,veio para o quarto por volta das 17:e alguma coisa,dormindo.acordou lá pelas 22:00,ainda tenho salvas as mensagens que mandei para o marido,que estava em casa.Só deixaram(depois de muito insistir) ficar comigo minha tia,pois o quarto era compartilhado.
"09/04/2013 22:00
Luca só quer saber de dormir,não chora por nada..acabei de tentar dar mama,pegou um tiquinho e soltou logo,espremi bastante,ele lambeu só,com preguiça de sugar,fica quietinho com a boca aberta esperando o leitinho...folgado igual ao pai,mas vou fazer isso toda hora,pra ver se alimenta um pouquinho.."
"09/04/2013 22:40
Ajeitei ele em cima de mim e conseguiu dar uma mamadinha!Tão lindo sugando...assim que eu puder virar melhora!
agora imaginem,um seio sem bico,e eu totalmente deitada,sem nem poder segurá-lo direito,ajeitar a mama,ele no colo..e tu acha que alguma enfermeira apareceu pra orientar?se não fosse minha tia segurando ele em cima de mim..
pronto,foi a última vez no dia.amanheceu,e lá pelas 9 chega a hora do café,do banho,enfim me levanto..ebaa!vou dar mama mais confortável! pensava eu,ledo engano.só levantaram a cama um tantinho de nada,mas mesmo assim,já conseguia pelo menos segurá-lo de um modo melhor no colo.começava aí uma luta diária.tudo o que eu tinha lido,me informado sobre aleitamento,era como se não servisse.
como meu filho vai mamar se não tem bico,e como abocanhar boa parte dessa auréola gigante,com essa boca tão pequenina?como?
daí aparece uma enfermeira muito gente boa,perguntando se Luca tava mamando direitinho."eer mais ou menos,só dorme",respondia eu. falei e mostrei o peito,ela foi na enfermaria e trouxe uma seringa de boca larga,disse que várias vezes ao dia,podia puxar o bico,pra ver se ajudava,ela fez umas duas vezes,doeu um pouquinho,e quando soltava a seringa,o colostro descia...
beleza.enquanto eu segurava Luca,ela apertava o bico,puxava pra sair,e Luca mamava aquela besteirinha do dia anterior,sugava 3 vezes e pronto,bico entrava de novo,puxava com o dedo,espremia o colostro na boca dele,ele lambia e engolia o tantinho que saía.um tempo depois volta ela,sugerindo levar nestogeno pra ele,pois poderia ficar com hipoglicemia,e eu,assumindo todo o risco,e certa de que não iria acontecer,disse um firme e sonoro NÃO.pode deixar,toda hora eu tento,e assim foi até a noite,quando sentada,tive a brilhante ideia de puxar o colostro na seringa,e colocar na boca dele,servindo de copinho,era encostar a seringa no lábio inferior,ele abria e boca e eu despejava aquele líquido amarelo tranparente para ele se deliciar.
daí eu pensava,quanto mais ele demorar a mamar no peito,mais difícil vai se a adaptação e formação do bico,mas por outro lado,ele precisa se alimentar,tenho que fazer isso,ele precisa comer,mesmo que seja dessa forma.e foi indo até quase uns 8 dias depois,quando ele de fato mamou sozinho,sem ajuda minha.
até esse dia chegar,era assim,Luca no colo próximo ao peito,puxava o bico com a seringa,já que saia um pouco na seringa despejava na boca pra não desperdiçar,rápido colocava o peito na boca,segurava firme a auréola,espremia pro leite sair,na tentativa de fazer o bico não entrar quando ele parava pra descansar depois de umas 5 sugadinhas..enquanto isso,orava,pedia a Deus pra me capacitar,pra não me frustar ,pra eu conseguir.ele ficava nervoso,mas não chorava,como não chora pra nada até hoje,e eu pedia paciência,acalmava ele,e tentava dar mama..
o marido,e o melhor pai que eu já vi,teve papel fundamental também,sempre ficava ao meu lado,me dando força,fazendo um carinho na cabecinha de Luca,acalmando ele,vibrando a cada sugadinha,e dizendo pra ele "isso meu pai,que coisa linda!papai fica tão feliz em ver você mamando..vai papai mama!deixa mamãe feliz vai!" e eu me derretia toda...
até que em um belo dia a noite,Luca sugou tão bem,que eu tirei a mão,parei de espremer o leite,e ele mamou! quase levantei pra fazer a dancinha da alegria \0/,mesmo assim continuei com dificuldade,pois não era sempre que aquela maravilha de mamada acontecia.quando foi se tornando frequente essa mamada sucesso,o peito começou a queimar um tiquinho de nada,depois da mamada ficava um pouquinho vermelho,mas normal,afinal era uma boquinha ávida sugando,e sugando.não feriu,não rachou,nem nada.passou.e a cada mamada,eu orava,agradecia a Deus por essa vitória,hoje é um momento maravilhoso,ter o filhote pertinho de mim,fazendo
biquinho quando tá com fome,colocando a mãozinha no seio,olhando pra
mim,largando o peito e sorrindo enquanto lhe faço um cafuné... agora peço,pra que Deus me capacite e permita amamentar exclusivamente...rumo aos 6 meses,e até quando ele quiser!

Linda história! Tbm tive muita dificuldade em amamentar, mas agora minha Mel é uma bezerrinha, graças a Deus!
ResponderExcluirParabéns pelo esforço!
Beijos.
Mãe e Mel.
hahah..é assim que eu chamo Luca,bezerrinho de mainha..rsrsr
ExcluirBeijO Eli